4 Benefícios que a Inovação traz para o seu Negócio

Como proprietário de uma empresa, você sempre deve procurar novas maneiras de melhorar seu negócio. Você deve encontrar maneiras de resolver problemas, aumentar a produtividade e aprimorar seus produtos e serviços para vencer os concorrentes. Eu tenho trabalhado por 30 anos, então eu posso te dizer concorrência e os problemas nunca desaparecem.

Como você encontra novas maneiras de fazer as coisas? Você precisa de criatividade e inovação. Sem essas duas coisas, você ficará preso fazendo as coisas da mesma maneira antiga. E, você acabará por copiar seus concorrentes para que você possa acompanhá-los, em vez de criar ideias originais que o ajudarão a crescer além de seus concorrentes.

Os benefícios da inovação no negócio

Há muitas razões pelas quais você deve desenvolver um pensamento inovador no local de trabalho:

1. Resolva problemas impossíveis.

O seu negócio tem um problema que não parece desaparecer, independentemente de quantas vezes você tentar se livrar deles? Talvez o motivo pelo qual o problema persista é porque você criou uma solução do status quo. Talvez o que você precisa é uma resposta criativa.

Quando você pensa fora da caixa, você pode encontrar uma resposta que ninguém mais pensou antes. Se é uma maneira melhor de fazer seu produto, armazenar seu inventário ou enviar para clientes, você pode encontrar uma solução criativa para melhorar sua empresa.

2. Aumentar a produtividade no local de trabalho.

Se você e sua equipe estão atolados com o trabalho e se esforçando para fazer tudo, talvez seja hora de se tornar mais produtivo. Mas, para aumentar a produtividade no local de trabalho, você precisa encontrar novos processos.

Use sua criatividade para pensar em melhores maneiras de fazer os processos da empresa. O que você pode simplificar? O que você pode cortar? O que você pode delegar para outros funcionários ou agências externas? Existem programas ou fluxos de trabalho que você pode usar para aumentar a produtividade?

Nas minhas atividades, utilizo alguns sistemas de controles e um de rastreamento de projetos para atribuir tarefas, acompanhar o progresso e priorizar as tarefas. Há muitos métodos que podemos usar, mas, se em vez disso, você sentir a necessidade de construir um que atenda às suas necessidades específicas, siga em frente, mas é preciso fazer algo, ter controle e estar no controle são coisa muito diferentes, por esse motivo é importante ter um sistema ou um conjunto de sistemas disponíveis à medida que nossas necessidades mudem, para que possamos permanecer produtivos.

Em seu negócio, teste suas idéias. Você pode se surpreender com a combinação de idéias que funcionam juntas para criar seu novo e inovador plano de produtividade.

3. Apresentar qualidades únicas.

Você pode usar criatividade e inovação para que seu negócio se destaque de outras empresas em sua localidade e nicho. É aí que vem o marketing exclusivo de pequenas empresas.

Você precisa de idéias inovadoras que fazem as pessoas se lembrar do seu negócio. Talvez você venha com uma história de marca única, desenvolva uma personalidade de negócios peculiares ou trabalhe com uma organização sem fins lucrativos local.

Uma vez que seu negócio possui uma caraterística única, você precisa comercializá-lo. Mostre o que faz o seu negócio diferente. Inovar um plano de marketing que corresponda à personalidade da sua empresa. Você não precisa ser como todos os outros negócios. Os clientes provavelmente vão se lembrar melhor se você não for como outros negócios.

4. Vença competidores difíceis.

Quando você é um pensador inovador nos negócios, você pode superar seus concorrentes. Com um pouco de criatividade, você pode encontrar melhores maneiras de projetar produtos, conectar-se com clientes, comercializar seus negócios e desenvolver promoções.

Em vez de usar idéias de negócios padrão ou copiar seus concorrentes, você estará inventando suas próprias idéias. E porque suas inovações são como nenhuma outra empresa, espero que potenciais clientes possam tomar conhecimento e ir para o seu negócio em vez de outro.

Como adicionar inovação ao seu negócio

Agora que você conhece as vantagens da inovação nos negócios, você precisa adicionar inovação ao seu negócio. A inovação ainda não é um acordo único. A inovação deve ser ininterrupta para que você tenha um fluxo contínuo de maneiras de melhorar seu negócio. Então, como você faz da inovação uma parte da cultura da sua empresa?

Você certamente pode assumir a responsabilidade exclusiva pelo pensamento criativo no local de trabalho. Você pode reservar tempo todos os dias ou semana para trabalhar na inovação. Mas gerar novas idéias e maneiras de fazer as coisas podem demorar um pouco.

Se você tem funcionários, confie neles para ajudar com a inovação. Venha com uma maneira de reunir idéias dos funcionários. Apoie os funcionários e incentive-os a criar mais idéias. Enfatize a importância da criatividade nos negócios para o sucesso futuro da organização. Seja transparente e deixe-os saber o que aconteceu com suas idéias anteriores. Aceitar, usar e dar atualizações sobre as ideias dos funcionários ajudará a promover uma equipe inovadora.

Quando você contrata novos funcionários, pergunte-lhes sobre suas inovações anteriores. O que eles encontraram em trabalhos anteriores? Qual é o processo criativo deles? Ao fazer as perguntas certas, você pode contratar funcionários excelentes que podem contribuir com a criatividade em seu negócio.

Além disso, fale com seus clientes. Solicite comentários sobre o processo de compra e seu produto ou serviço. Seus clientes podem dizer algo que desencadeia sua criatividade e faz com que você melhore seu negócio.

Quando você integra a inovação em seu negócio, você precisa se sentir confortável com o fracasso. Nem todas as ideias inovadoras funcionam, mas a possibilidade de falha não deve incomodá-lo de tentar suas idéias criativas e novas e aproveitar os benefícios da inovação nos negócios.

Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Wesley Costa
Wesley Costa
Tenho mais de duas décadas de experiência em TI e terceirização de processos de negócios, implementação de serviços compartilhados, gerenciamento de outsourcing, renegociações de contratos e planejamento e análise financeira. Também ofereci serviços práticos como um executivo de vendas, onde forneci suporte e liderança em vários negócios grandes e complexos para processos de TI e de negócios.

Carreira desenvolvida na área de Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, com ampla experiência em gestão de pessoas, análise de impacto e riscos a nível nacional e internacional, padronização de processos e gerenciamento de projetos.
Possuo liderança e ótimo relacionamento interpessoal, gosto de produzir em equipe e desenvolver trabalhos de forma séria, dinâmica e criativa, apresentando resultados diferenciados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *