A Liderança Moderna nas Organizações

Neste primeiro artigo no portal “TI Livre” começo com uma famosa frase de “Peter Drucker” que diz: As únicas coisas que acontecem naturalmente dentro de uma empresa são: atritos, confusão e má performance. Todas as outras coisas são resultados de liderança.

De fato este é um assunto extremamente extenso e interessante, mas o objetivo do artigo é despertar a sua curiosidade e acordar o seu líder interior.

A função de liderança dentro das empresas é de fundamental importância para garantir bons resultados. Percebemos que, com a chegada das novas gerações de profissionais ao mercado de trabalho, os modelos tradicionais de liderança baseado na autoridade e no poder não tem surtido efeito positivo, e diante disso se fez necessário a adequação de abordagens modernas com um modelo de liderança focada em colaboração, reconhecimento, compartilhamento e trabalho em equipe.

Um líder moderno se preocupa com os seguintes pontos:

Metas claras e objetivas

Deixar claro para seus seguidores quais são os objetivos e metas a serem alcançados. Construção do propósito para obter o engajamento humano.

Característica motivacional

Motivar seus colaboradores de forma a obter bons resultados e estimula o desenvolvimento profissional.

Trabalho em equipe

Como toda equipe é multi-disciplinar, precisa aprender e dividir conhecimento com o time. Saber atribuir tarefas corretas no momento certo e para o profissional adequado. O líder precisa fazer parte do dia a dia da equipe sempre que possível.

Responsabilidades

O papel de liderança significa assumir a responsabilidade sobre quaisquer problemas que possam acontecer em sua equipe. Precisa proteger o time ao invés de apontar culpados, a não ser ele próprio. O líder precisa ter consciência de que todas as ações de uma equipe podem ser previstas ou evitadas.

Fornecer feedbacks construtivos

O Líder precisa dar feedbacks construtivos e orientações aos integrantes, mostrar pontos de melhorias e pontos que precisam de atenção. Um Líder também precisa ser um bom ouvinte sem julgamento, pois é necessário saber lidar com feedbacks de si próprio mesmo quando são negativos.

Participativo

Participar de forma ativa dos projetos e acompanhar os resultados sempre que possível para identificar desvios e corrigir problemas a tempo.

 

Delegar

Líderes modernos trabalham de forma descentralizas dando oportunidades de desenvolver novos líderes dentro do time de projeto.

Comunicação

O líder moderno precisa saber se expressar e se comunicar de forma clara e objetiva tanto dentro do time de projeto, quanto dentro da organização ou com clientes externos. Uma comunicação clara e objetiva simplifica o entendimento de todos os envolvidos.

Por fim, liderar é despertar nos outros o desejo de se tornar melhor, de fazer melhor. É auxiliar os outros a melhorarem como profissionais e pessoas.

Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Flávio Costa
Flávio Costa
Gerente de projetos com mais de 15 anos de experiência desde desenvolvimento de software, gestão de portfólios, programas e projetos, liderança e formação de equipes. Possui as principais certificações gestão de projetos como: PMP (Project Management Professional) pelo PMI, PRINCE2 Practitioner, PRINCE2 Agile e MoP (Management of Portfolio) pela Axelos, Agile Scrum pela Exin entre diversas outras.

Gerenciou grandes projetos e programas de implantação de sistemas nos segmentos de comércio, varejo, engenharia, segurança pública, informações geográficas e setor público sempre com foco no relacionamento interpessoal e gestão de mudança com alto valor estratégico. Sempre engajado e comprometido em construir e liderar equipes para atingir as metas corporativas e entregar valores e benefícios a organização e cliente.

Atualmente é: Gerente de Projetos na Hexagon, Gerente de Portfólio no PMI-SP, Professor em gestão de projetos pelo SiteCampus e Colunista nos portais TI Livre e Projetos e TI.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *