Como você pode se beneficiar do Cloud

 As soluções baseadas em Cloud Computing (computação em nuvem) apresentam diversos benefícios.

O primeiro deles é o custo que é bem menor, pois não há necessidade de adquirir servidores, roteadores, storages, equipamentos de rede ou software, nem de implementar um local físico seguro, refrigerado e com redundância de energia ou internet para alocar sua rede. O provedor de Cloud gerencia isso tudo e você paga apenas pelos recursos e pelo tempo que utilizar, não há burocracia nem multas por contratos de longo prazo ou rescisões.

Outro benefício é a agilidade. Qual o tempo necessário para que sua empresa implemente uma infraestrutura de TI semelhante a encontrada no Cloud? Aquisição instalação e manutenção de equipamentos, instalação e configuração de software, implementação de redundância, etc, podemos mensurar isso em meses ou anos. Com o Cloud este tempo é diminuído para horas ou dias, pois basta você criar sua conta e começar a usar, através do seu navegador, das API’s ou da linha de comando. Por exemplo: se você deseja implementar vários servidores com FreeBSD e Windows Server ou utilizar alguma solução específica, basta procurar por ela no Market Place da Amazon Web Services, ela está a um clique do mouse.

Você consegue estimar o processamento necessário para executar sua aplicação ou seus serviços de rede?  Este é mais um benefício do Cloud, com ele é possível escalonar os recursos necessários exatos para atender à sua demanda. Geralmente o que se observa nas empresas são equipamentos com capacidade bem acima do necessário (o que significa desperdício de dinheiro) ou equipamentos sobrecarregados (o que significa mau dimensionamento). É importante ressaltar que com o Cloud, também é possível escalonar seus recursos de forma horizontal, que significa que novos recursos podem ser adicionados ou removidos conforme o uso, por exemplo:

Se houver um aumento expressivo no tráfego de seu site devido a uma promoção, você pode trabalhar com o Auto Scaling que vai adicionar novas instâncias automaticamente (servidores WEB) para atender a este tráfego imprevisível através de um monitoramento pŕe configurado. Assim que o tráfego voltar ao normal, o Auto Scaling remove as instâncias ociosas, evitando custos desnecessários.

Acessibilidade: Com o Cloud seus recursos de TI são acessíveis de qualquer lugar que tenha internet. Por exemplo: Se você estiver viajando e precisar trabalhar, você pode fazer isso através de um notebook ou smartphone.

Confiabilidade: Um dos requisitos do Cloud é que seus recursos estejam sempre disponíveis quando você precisar. Isso é feito através da implementação de gigantescos Datacenters redundantes ao redor do mundo, que seguem rigorosas normas de segurança da informação e de governança de TI, o que significa que é quase impossível que haja problemas com um Datacenter.

Você também tem a opção de configurar seus recursos de TI em Alta Disponibilidade com Geo Redundância, o que significa que mesmo que haja uma catásfrofe em um Datacenter, seus recursos continuarão acessíveis, pois estão replicados em outros Datacenters diferentes. Por exemplo: Você pode ter instâncias com servidores WEB na região de São Paulo, que conta com 3 Datacenters, você pode configurar uma porcentagem destas instâncias para rodar em um Datacenter específico. Sendo assim, mesmo se o Datacenter A ficar inoperante, sua aplicação continuará acessível, pois há Geo Redundância dela nos Datacenters B e C.

Gostou do post?

Compartilha na rede os benefícios que á Cloud Computing pode agregar ao seu negócio!

Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Adiel de Lima Ribeiro
Adiel de Lima Ribeiro
Nós revolucionamos sua empresa através do Cloud.
Em nossos projetos nós utilizamos o que há de melhor no mercado de tecnologia para que você impulsione seus negócios com segurança e agilidade.
Nós atuamos com todo o planejamento, a implementação e a administração da parte de Tecnologia da Informação para sua empresa. Conheça nossas soluções na Amazon Web Services!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *