Conhecendo o Scrum

O Scrum permite controlar de uma maneira fácil e eficiente todo o processo de desenvolvimento de software, pois favorece o trabalho em equipe, potencializando as habilidades de cada integrante, que vão trabalhar em prol de um objetivo comum: a entrega do produto.

E como é feito isso?

A metodologia Scrum possuí três papeis, Scrum Master, Product Owner e Development Team:

Product Owner: ele é o dono do produto e sua responsabilidade é garantir a entrega do produto, ele deve conhecer bem as necessidades dos usuários e Stakeholders.

Scrum Master: deve agir como um líder e conhecer profundamente a metodologia, a fim de garantir, o uso correto das do Scrum, auxiliando a equipe e removendo impedimentos.

Devolopment Team: o time de desenvolvimento, deve ser auto organizado, focado em fazer entregas com qualidade e com máximo valor para o cliente.

No Scrum, a divisão do projeto é feita em ciclos, que podem ser de 7 a 30 dias, os chamados Sprints, um conjunto de atividades que devem ser executadas dentro do período estipulado para a Sprint, ou seja, o desenvolvimento do software é dividido em Iterações.

Em uma lista são registradas todas as funcionalidades, Product BackLog, no início de cada iteração, ou seja, a cada Sprint é realizada uma reunião de planejamento, nomeada como Sprint Planning Meeting.

Na Sprint Planning Meeting, o Product Owner, prioriza os itens do Product BackLog e a equipe separa as atividades serão executadas naquela Sprint, uma vez que a tarefa é selecionada ela sai da lista do Product Backlog e entra na Sprint Backlog.

Normalmente são controladas em um quadro, que  é revisado diariamente  durante a Daily scrum, que consiste em uma reunião organizada pelo Scrum Master e todos os membros da equipe ficam de pé, pois esse processo deve durar no máximo 15 minutos.

 

Agora você já tem uma visão geral do Scrum, no próximo vou abordar bastante os 3 papeis: Scrum Master, Product Owner e Development Team, até breve.

 

Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Andréia Billarrubia
Andréia Billarrubia
Especialista em Sistema, pós graduada em Engenharia de Software, grande experiencia em grandes projetos de softwares voltado para o mercado financeiro. Carreira pautada em traduzir as necessidades e estratégias das áreas de negócios em planos de TI, mobilizando recursos para alcançar os objetivos, gestão de pessoas e relacionamentos;
Conhecimento em metodologias de software, Banco de Dados, Gestão de Projetos– Scrum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *