Construindo um mundo melhor com Inteligência Artificial

A inteligência artificial (I.A) é considerado o pilar de um futuro controlado por maquinas, onde a mão de trabalho será automatizada, e novas interações de trabalho serão criadas, de modo que os seres humanos não realizem tarefas de grande exposição e esforço físico.

Atualmente o mercado de trabalho já incorpora diversas tarefas a inteligência artificial, vemos desde de atendentes virtuais inteligentes (AVI), até centros de distribuição logísticos, responsáveis por separação de mercadorias, segmentação e distribuição em canais complexos como malha viária americana.

Segundo um estudo publicado pela Gartner, é estimado que até 2020, 40% das interações com dispositivos móveis serão feitas a partir de softwares de Inteligência Artificial, e que será muito comum as pessoas conversar com bots do que com seus cônjuges. 😕 Essa informação é fantástica devido a relevância que os robôs terão na sociedade do amanhã, porque não serão apenas coadjuvante e sim atores principais na geração de valores para sociedade. 😛 😛

 

Observando as inúmeras manifestações sobre a evolução da Inteligência Artificial, é nítido a resistência que os trabalhadores têm sobre o assunto, devido as possibilidades de percas financeiras que uma solução tão robusta assim, criaria nos postos de trabalho.

O importante que não podemos esquecer é que a I.A não só representa a possibilidade de automatizar todos os processos de uma organização, mas sim o papel dela no avanço da sociedade como toda. Nós seres humanos estamos em constante evolução e demandamos mais recursos básicos de sobrevivência como alimentos e água.

Com a Inteligência Artificial temos a oportunidade de fazer mais com menos,  😛 aplicando interesses globais para sociedade, como distribuição de alimentos,  pesquisa médica, segurança humana, água potável, risco biológico, ataques virtuais e etc.

Não há dúvida que os seres humanos podem criar um futuro melhor, onde possamos viver com mais qualidade  😛 e menos desigualdades ,  😛 só para isso acontecer precisamos superar nossas diferenças e abrir as fronteiras invisíveis da nossa ignorância. A Inteligência Artificial está disponível para nós ajudar a construir um mundo melhor, só temos que aplica-la de forma objetiva e transformadora nas organizações e principalmente no dia a dia dos cidadãos comuns.

💡 Alguns exemplos de Inteligência Artificial:

# Siri – Assistente pessoal inteligente da Apple.

# IBM Watson – É um sistema cognitivo que possibilita uma nova parceria entre pessoas e computadores.

# Konduto – Criação brasileira para barrar  as fraudes no e-commerce.

# Soar – É uma arquitetura cognitiva geral para desenvolver sistemas que exibem comportamento inteligente.

# OpenCog – Um projeto aberto de software, cujo objetivo é criar um framework open-source para a Inteligência Artificial Geral (AGI).

Existe inúmeras outras soluções de Inteligência Artificial disponível na internet e no seu smartphone, só citamos essas cinco para exemplificar nossa abordagem. 😛

 

Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Werique Franca
Werique Franca
Pós-Graduado em Engenharia de Software pela Universidade Nove de Julho, superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Experiência como analista de sistema, desenvolvimento em VB.NET, modelagem de negócios, banco de dados MySQL e SQL Server, apaixonado por tecnologia, novas soluções de negócios e fundador do Portal TI Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *