Guerra virtual: Mapa em tempo real dos ataques hackers

Desde da ultima sexta-feira (12)  o Ransomware WannaCry vem assolando diversos usuários domésticos e organizações importantes em todo mundo, através do sequestro das informações armazenadas em computadores comuns e servidores.

Se você ainda não sabe, o funcionamento básico do ransomware é entrar em sistema computacional, restringir o acesso aos arquivos e cobrar um valor “resgate”  para que usuário possa ter novamente as informações, por isso usamos o termo “sequestro”.

Esse Malware é extremamente eficiente pois utiliza criptografia de alta complexidade e normalmente o valores estabelecidos para reaver o computador é cobrado em bitcoin “moeda virtual”, que também é criptografada. 🙂 Mas que sinuca de bico! 🙁

 

 

Na imagem acima o ransomware WannaCry impõe um valor de resgate de $300 dólares que devem ser pagos em bitcoin. 🙁

Agora para você ficar assustado 🙂 e entender porque foi usado o termo “GUERRA” ,vamos mostrar um vídeo gravado dia 15/05/2017 – Brasil, que mostrar os ataques em tempo real a empresas espalhadas em todo planeta.

 

 

Vendo esse vídeo é possível entender a dimensão dos ataques que estão acontecendo nesse momento. Grandes empresas como Microsoft é constantemente atacada por hackers em diferentes pontos do mundo, com objetivos variados. Por ser o sistema operacional mais utilizado no mundo “computadores” o Windows sempre é mais visado.

Então pense muito antes de abrir arquivos estranhos no computador, quando encontrar e-mails estranhos a melhor solução é enviar para lixeira. Nesse ultimo ataque da sexta-feira (12) e que ainda continua, o WannaCry já atingiu mais de 300 mil computadores em todo mundo.

Diante dessa nova realidade, o mundo acordou para o perigo que a má gestão do recursos tecnológicos podem  provocar, e criam perguntas sobre o futuro que tecnologia reserva, e como nossas informações pessoais estão dispostas em mundo virtual que pouco dominamos.

 

Fonte: http://map.norsecorp.com/
Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Werique Franca
Werique Franca
Pós-Graduado em Engenharia de Software pela Universidade Nove de Julho, superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Experiência como analista de sistema, desenvolvimento em VB.NET, modelagem de negócios, banco de dados MySQL e SQL Server, apaixonado por tecnologia, novas soluções de negócios e fundador do Portal TI Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *