Internet 4G: Como está a cobertura no Brasil?

O sistema de telefonia móvel cresceu muito nos últimos anos, e tem evoluído rapidamente em muitos os países pelo mundo. Com a tecnologia 3G (3º geração) sem duvida significou um grande avanço para o acesso a internet no mundo.

No Brasil a tecnologia 3G ainda não está 100% presente nos municípios, más já estamos quase lá, abaixo vemos o levantamento da TELECO sobre a cobertura da tecnologia 3G por região em abril de 2017.

 

TELECO – Cobertura da Tecnologia 3G por Região SMC em Abr/17

Nessa tabela vemos que a cobertura do 3G tem dificuldades em se estabelecer principalmente no Centro Oeste e Nordeste, nos demais estados está completa ou em estagio final. 

Agora olhando os dados do 4G (4º geração) podemos dizer que a tecnologia é muito superior a 3G e consequentemente a preferida em mais de 30 países, e muitos outros estão correndo para inserir esse tipo de serviço em seu território.

Aqui no Brasil estamos bem adiantados no uso da tecnologia 4G, apesar de varias as vezes não conseguir usar. 🙁 Hoje já temos uma cobertura de aproximadamente 76,9% da população recebendo a transmissão, e isso deve ser intensificado nos próximos anos, devido a substituição do sinal analógico de TV para o digital que já começou em algumas cidades brasileiras.

Espera-se que até 2018 a transmissão do sinal 4G seja de melhor qualidade e utilize a frequência de 700 MHz, que antes erá utilizado pelas TVs. Atualmente o sinal 4G é distribuído na frequência de 2,5 GHz, o que gera mais custos, devido a necessidade de muitas antenas para cobrir um vasto território.

Segundo o IBGE, o Brasil contempla 5.570 municípios distribuídos nos 26 estados federados  alem do Distrito Federal. De acordo com a TELECO a cobertura do 4G chega hoje a 1.925 municípios o que corresponde a 76,9% da população brasileira.

Veja abaixo como está distribuído o sinal 4G das principais operadoras de telefonia no Brasil:

 

TELECO – Municípios cobertos com tecnologia 4G no Brasil (Abr/17)

 

Na tabela acima vemos que tivemos uma boa evolução de 2015 para 2016, quase dobrando a presença das operadoras nos municípios brasileiros.

Visto isto, vamos usar uma ferramenta (Mosaico) do governo brasileiro para verificar a disponibilidade/intensidade  dos sinais 2G, 3G e 4G em uma cidade do norte do país, Nova Olinda do Norte, que é situada a 126 quilômetros da capital Manaus, com população estimada em 35.800 habitantes.

 

MOSAICO – Intensidade de Celular – Nova Olinda do Norte (AM)

 

Na ferramente notamos que na cidade só está disponível o sinal 3G de duas operadoras (VIVO e NEXTEL), o que reforça nossa analise, que é preciso melhor muito para atingirmos os objetivos de levar a internet móvel de 4º geração a todos os brasileiros.

 

Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Werique Franca
Werique Franca
Pós-Graduado em Engenharia de Software pela Universidade Nove de Julho, superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Experiência como analista de sistema, desenvolvimento em VB.NET, modelagem de negócios, banco de dados MySQL e SQL Server, apaixonado por tecnologia, novas soluções de negócios e fundador do Portal TI Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *