O Poder do Cloud Computing

Olá, hoje iremos falar sobre o poder do Cloud Computing, para isso nós vamos explicar o que é Cloud Computing, que também é conhecido como computação em nuvem. Além disso, faremos o estudo de caso de nossa própria infraestrutura de TI, na qual está hospedado este post que você está lendo agora.

Cloud Computing: A computação em nuvem é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços de nuvem via internet, com uma definição de preço conforme o uso. Podemos dizer que é um datacenter definido por software.

Entre as vantagens do Cloud Computing, nós temos:  Acesso rápido a recursos de TI, flexibilidade de configurações, baixo custo e agilidade.

Por exemplo: Qual seria o tempo e o investimento gastos para uma empresa implementar uma infraestrutura típica de servidores para atender uma demanda de serviços online? Feito isso, imagine que esta demanda aumente bastante rapidamente, como atender a ela novamente de forma ágil e segura?

A resposta para isso é simples: Com o Cloud Computing!

Como estudo de caso, nada melhor do que falar sobre nossa própria infraestrutura de serviços de TI, que está hospedada na nuvem.

Nós tínhamos nossa infraestrutura de TI hospedada na Virgínia, no sudeste dos Estados Unidos. No começo, ela atendia as requisições com um tempo de resposta muito bom, mas começamos a perceber degradação da performance e lentidão a partir de nossos monitoramentos, que também nos mostraram que a maioria dos acessos aos nossos servidores parte aqui do Brasil.

Identificado o problema, foi hora de agir, nós optamos por transferir nossa infraestrutura de TI da Virgínia nos Estados Unidos para São Paulo, aqui no Brasil. Mas, como nós fizemos isso?

Pois bem, com o poder do Cloud Computing, foi fácil e rápido.

Nós fizemos uma imagem do nosso servidor, a qual foi transferida do Datacenter da Amazon Web Services na Virgínia para o Datacenter deles aqui no Brasil. Esta imagem de nosso servidor foi restaurada e os nossos serviços de TI foram restabelecidos, tudo isso em cerca de 60 minutos, neste sábado agora, 17 de junho de 2017.

Ao final deste projeto, houve um ganho de performance de 100% e os acessos aos nossos serviços de TI ficaram bem mais rápidos!

Para saber mais sobre Cloud Computing com Amazon Web Services, acompanhe nosso blog aqui, publicaremos um vídeo feito para o 2º DevOps week nesta quarta, dia 21.

Fonte.

Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Adiel de Lima Ribeiro
Adiel de Lima Ribeiro
Nós revolucionamos sua empresa através do Cloud.
Em nossos projetos nós utilizamos o que há de melhor no mercado de tecnologia para que você impulsione seus negócios com segurança e agilidade.
Nós atuamos com todo o planejamento, a implementação e a administração da parte de Tecnologia da Informação para sua empresa. Conheça nossas soluções na Amazon Web Services!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *