O que o seu negócio pode perder em um ataque cibernético?

Um ataque cibernético pode colocá-lo fora do negócio. Aqui estão seis coisas que você pode fazer para proteger sua empresa.

Não há muito tempo, escrevi um post sobre um novo tipo de cibercrime chamado Ransomware. Mas quando se trata de criminosos cibernéticos, aparentemente também estão usando alguns métodos antiquados para violar os sistemas das empresas. O Relatório Anual de Segurança Cibernética de 2017 da Cisco mostra que o cibercrime está crescendo. Vou apresentar aqui neste post o que poderia estar em risco para o seu negócio.

Como os cibercriminosos estão entrando?

Enquanto os ataques cibernéticos altamente complexos estão aumentando, o relatório da Cisco observa que os ataques “clássicos” também aumentam. Por exemplo, o adware que reúne informações sobre o computador de um usuário sem dizer-lhes e os emails maliciosos de spam são métodos de ataque comuns. Na verdade, o spam está voando em níveis não vistos desde 2010. De acordo com o relatório, quase dois terços (65%) de todos os emails são spam e 8% a 10% de spam é mal-intencionado.

Outro risco para as empresas é quando os funcionários selecionam e usam seus próprios aplicativos de nuvem de terceiros em computadores da empresa. Os entrevistados da pesquisa dizem que mais de um quarto (27%) dos aplicativos da nuvem introduzidos pelo empregado levaram a problemas de segurança “significativos” para suas empresas.

O que você pode perder?

Claro, o dinheiro está em jogo em qualquer ataque cibernético, mas as empresas, especialmente as pequenas, como é o caso da maioria, muitas vezes perdem muito mais do que isso. As violações de segurança podem afetar todos os aspectos de uma empresa direcionada, desde suas operações e finanças até a reputação de sua marca e fidelização de clientes.

Assim como existem planos de recuperação de desastres, planos de contingencias, é preciso mais do que nunca que as empesas passem a adotar um plano de segurança cibernética.

Você está em risco de um ataque cibernético? Aqui está o porquê seu negócio precisa de um plano de segurança cibernética

Mais de metade das empresas pesquisadas que tiveram seus dados violados foram submetidas a um escrutínio público como resultado. Eles também sofreram algumas perdas mensuráveis:

29% das empresas que foram quebradas perderam receita; 38% daqueles perderam mais de 20% de suas receitas.

23% das empresas perderam oportunidades de negócios após um ataque cibernético; 42% daqueles perderam mais de 20% de seus novos negócios potenciais.

22% das empresas que sofreram um ataque cibernético perderam clientes; 40% daqueles perderam mais de 20% de seus clientes.

Como você pode proteger seu negócio de um ataque cibernético?

Manter sua pequena empresa a salvo da cibercriminalidade exige uma vigilância constante para manter as novas ameaças. A tarefa pode parecer tão assustadora que você está tentado a não incomodar – mas, como mostram os números acima, nenhum empresário pode ser dar ao luxo de assumir esse risco. Aqui está o que você precisa fazer para proteger seus negócios de ataques cibernéticos:

  • Desenvolva práticas de segurança cibernética para o seu negócio, incluindo proteções técnicas e comportamentais.
  • Guarde seus sistemas com firewalls, software antivírus e atualizações automáticas de sistemas operacionais e software.
  • Teste regularmente a segurança de seus sistemas. Os criminosos cibernéticos nunca descansam e você também não pode.
  • Faça de seus funcionários sua primeira linha de defesa. Educar os funcionários sobre a importância de seguir suas políticas de segurança cibernética, como mudar senhas com freqüência, não abrir e-mails suspeitos e não baixar software ou se conectar a serviços de nuvem não autorizados em computadores da empresa. Aplicar consequências para não quem seguir a política.
  • Identifique os métodos comuns que os criminosos virtuais usam. Os e-mails que parecem ser de alguém dentro da empresa ou os emails de spam com anexos incomuns ou hiperlinks são coisas a serem observadas.
  • Sempre faça backup de seus dados e escolha um sistema de backup que permita restaurar seus dados perdidos rapidamente em caso de emergência.

O passo mais importante na proteção do seu negócio contra a cibercriminalidade é levar a segurança cibernética a sério. Como líder do seu negócio, você precisa modelar o comportamento que você deseja que seus funcionários sigam quando se trata de manter seus dados e redes de negócios seguros contra intrusos. Dê tempo, esforço e um pedaço do seu orçamento à segurança cibernética, e seus funcionários verão que você não está de brincadeira quando se trata de proteger seu negócio.

Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Wesley Costa
Wesley Costa
Tenho mais de duas décadas de experiência em TI e terceirização de processos de negócios, implementação de serviços compartilhados, gerenciamento de outsourcing, renegociações de contratos e planejamento e análise financeira. Também ofereci serviços práticos como um executivo de vendas, onde forneci suporte e liderança em vários negócios grandes e complexos para processos de TI e de negócios.

Carreira desenvolvida na área de Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, com ampla experiência em gestão de pessoas, análise de impacto e riscos a nível nacional e internacional, padronização de processos e gerenciamento de projetos.
Possuo liderança e ótimo relacionamento interpessoal, gosto de produzir em equipe e desenvolver trabalhos de forma séria, dinâmica e criativa, apresentando resultados diferenciados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *