O valor da arrogância no ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho mordemo a arrogância tem seu papel fundamental na construção de equipes de alto nível, e não fique assustado quando eu falar isso, você vai descobrir porque esse tipo de personalidade hoje é tão importante e seus efeitos nas organizações.

Bom para iniciar vamos descrever basicamente o que é arrogância 🙂

Se você fazer uma busca na internet ou mesmo no velho dicionário ai na sua casa, vai chegar a uma conclusão bem parecida para e definição abaixo:

Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é Expert em vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões. De modo geral, uma pessoa arrogante é considerada orgulhosa, soberba, presunçosa e extremamente vaidosa. De acordo com as regras sociais, nenhuma das características associadas ao sentimento de arrogância é positiva.

Então beleza! Se a definição é essa por que é tão importante no ambiente de trabalho uma pessoa assim? Será porque ela se acha o cara?

Johann Goethe escritor Alemão diz que arrogância é a falta do conhecimento, diante daqueles que detêm o conhecimento.

Muitos são orgulhosos por causa daquilo que sabem; face ao que não sabem, são arrogantes.

Será que Johann tem razão? Ou será apenas uma velha frase?

De volta ao nosso século, sabemos que em muitos momentos pensamos como Johann, contudo a realidade é bem diferente hoje. A arrogância em dentro de algumas empresas ainda  reina, só que de forma muitas as vezes isolada com uma ou duas pessoas.

Mas como podemos enxergar valor em algo assim?

Até parece brincadeira, mas é verdade, a arrogância tem papel fundamental  na construção de equipes de alta performance, NÃO como você está pensando é claro! A arrogância é base para identificar  traços de equipes desequilibradas, com rendimento muito inferior.

Quando se tem um projeto destinado para uma equipe, onde um dos membros é arrogante, corremos sérios riscos de fracasso. Acredito que não preciso falar novamente porque corremos o risco de estragar tudo com pessoas assim.

No mundo extremamente dinâmico os arrogante são excluídos, a medida que suas asas aparecem. O valor de observar pessoas assim, é o puro aprendizado do que não devemos praticar. Com tecnologia é comum trabalhar com muitos talentos com conhecimentos a frente da nossa época kkk.

O mais importe aqui é compartilhar nossos conhecimentos e experiencias, se eu pudesse alterar a frase de Johann Goethe eu deixaria assim:

Muitos são orgulhosos por causa daquilo que sabem; e mais orgulhos são aqueles que compartilha

Então é isso pessoal,  espere que tenham gostado da leitura!

Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Werique Franca
Werique Franca
Pós-Graduado em Engenharia de Software pela Universidade Nove de Julho, superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Experiência como analista de sistema, desenvolvimento em VB.NET, modelagem de negócios, banco de dados MySQL e SQL Server, apaixonado por tecnologia, novas soluções de negócios e fundador do Portal TI Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *