Teste de Caixa Branca vs Teste de Caixa Preta

No que tange a respeito de teste de software, para se aplicar a qualidade quanto ao produto antes mesmo dele ser utilizado pelo usuário final, sabe-se que há uma variedade de técnicas utilizadas nos testes de softwares, são as chamadas: Técnicas de caixa branca(WhiteBox) e Teste de caixa preta(BlackBox) , onde as mesmas são metodologias utilizadas  no processo de teste para obtenção de qualidade seja ela, no que diz respeito à estrutura de código do sistema e quanto a sua funcionalidade, se realmente o produto final faz o que deveria conforme acordado em seus requisitos na parte inicial de construção e documentação do sistema.

Existe uma distinção básica entre tais técnicas que serão mencionadas a seguir:

Caixa Branca: Esta técnica basicamente está interligada à estrutura de código do sistema, ou seja, toda a parte estrutural do sistema internamente, digamos que seria o esqueleto do sistema, ela avalia toda estrutua interna do software, este teste é realizado pelos desenvolvedores.

Caixa Preta: Este teste está inteiramente ligado a funcionalidade do software produzido, se ele realmente executará sua função pela qual foi criado, ou seja, este tipo de teste é importante, pois é relizada a avaliação de como os usuários finais utilizariam tal produto a ser lançado e quais tipos de problema ele poderia causar ao utilizar o produto de software e como esse tal software se comportaria mediante a ação executada por ele.

Essa metodologia em testes de softwares, são essenciais para se ter um número de mínimo de testes, o principal objetivo dessas técnicas de teste são medir a qualidade do produto desde a sua criação, lá no código fonte(Caixa Branca) e de suas interfaces e funcionalidades em conformidade com os requisitos que foram propostos(Caixa Preta).

Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Antonio Magno de S. R. Araujo
Antonio Magno de S. R. Araujo
Pós-Graduado em Engenharia de Software pela Universidade Nove de Julho, superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Experiência como analista de suporte, prestando suporte á hospedagens de sites Windows e Linux, E-mails RoundCube e Exchange via PC e Mobile, Banco de Dados MSSQL e MySQL, e atualmente como Analista de Teste, realizando testes de caixa preta em device mobiles, executando tescases em apps. e controle de qualidade geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *