Wi-Fi: 18 anos de poder e crescimento no mundo

Desde sua apresentação em 1999 a tecnologia Wi-Fi ganhou destaque no cenário empresarial e consequentemente na vida dos usuários domésticos. Hoje é comum pedir a senha do Wi-Fi antes de qualquer coisa, afinal sempre queremos está conectados.

O surgimento da palavra Wi-Fi faz alusão a expressão High Fidelity (Hi-Fi), utilizada na década de 50 na indústria fonográfica. Se você observar o nome Wi-Fi é a contração das palavras Wireless Fidelity. 🙂

O funcionamento Wi-Fi é por meio de ondas de rádio, basicamente um adaptador “roteador” recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena interna ou externa. O sinal é transmitido em distancias que varia entre 100 a 300 metros, atualmente alguns equipamentos podem transmitir o sinal por quilômetros.

Por ser uma tecnologia relativamente simples, que qualquer usuário pode instalar/manipular, tornou-se um pilar da conectividade, pulverizando o acesso a rede mundial de computadores (internet) e crescendo rapidamente, chegando a 02 (dois) novos pontos de Wi-Fi por segundo no mundo, (2 hotspots/s). Incrível  não! 🙂

Na imagem abaixo é possível visualizar a quantidade de pontos Wi-Fi no mundo:

 

IPASS.COM

 

Esses números impressionantes só crescem e já acumula um crescimento real 888% desde de 2013, quando o IPASS iniciou as medições:

 

IPASS.COM

 

Olhando para América Latina os números são ainda melhores, estamos com crescimento acumulado em 1.405% desde de 2013, é bom mais precisa melhorar! Na América do Norte o crescimento é 5.774%:

IPASS.COM

 

Dentro do cenário nacional (BRASIL), os números são animadores! Estamos com um crescimento 765%, países como Argentina e Colômbia está na frente no acumulado 19.166% e 7.088% respectivamente, porem com pontos de Wi-Fi menores, ou seja, Brasil contem a maior quantidade de Hotspots da América Latina, só que cresce 7x mais lento que nossos vizinhos.

 

IPASS.COM

 

Fizemos um vídeo do portal IPASS que mostra com mais detalhes o mapa completo dos pontos Wi-Fi pelo mundo:

 

By.. 🙂



Fonte:http://www.ipass.com/wifi-growth-map

Compartilhe na rede:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça o Autor

Werique Franca
Werique Franca
Pós-Graduado em Engenharia de Software pela Universidade Nove de Julho, superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Experiência como analista de sistema, desenvolvimento em VB.NET, modelagem de negócios, banco de dados MySQL e SQL Server, apaixonado por tecnologia, novas soluções de negócios e fundador do Portal TI Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *